14 de julho de 2018

Como Ajudar Alguém que Engoliu Gasolina.

Jornal, online, Angico dos Dias  Edição de Nº 1774, (publicações no blog). Campo Alegre de Lourdes/BA, Brasil.   Sábado. 14.  07. 2018.
WhatSapp e Grupo do WhatSapp: 74 99907 986

E-MAIL de correspondência:  angicodosdias2014@gmail.com. 
                      

          2 Métodos: Ajudando uma pessoa que engoliu uma pequena quantidade de gasolina Ajudando uma pessoa que engoliu muita gasolina.

        Fonte: http://www.naoentreaki.com.br/5352755-o-cara-foi-fuma-um-cigarro-produzido-no-iraque-v.htm     
              
          Às vezes, as pessoas engolem acidentalmente um pouco de gasolina ao tentarem utilizar sifões em tanques com combustível,  "puxando-o" com a boca. Apesar de ser uma experiência nada prazerosa e até assustadora, a ida ao hospital pode acabar nem sendo necessária, desde que os cuidados adequados sejam administrados. No entanto, engolir grandes quantidades de gasolina pode ser extremamente perigoso; 30 ml, em adultos, ou 15 ml, em crianças, poderá causar intoxicação e até ser fatal. Tenha muito cuidado ao ajudar alguém que engoliu gasolina, nunca induzindo a pessoa a vomitar. Caso esteja preocupado ou em dúvidas sobre o que fazer, ligue para uma ambulância imediatamente.



          Ajudando uma pessoa que engoliu uma pequena quantidade de gasolina.

Foto apenas ilustrativa.
1 Fique perto da vítima e ajude-a a ficar calma. Tranquilize-a falando que esse “acidente” é normal e que nunca ninguém teve grandes problemas ao deglutir um pouco do combustível. Incentive o indivíduo a respirar fundo, de forma calma, e relaxar.

        2 Não incentive a pessoa a vomitar a gasolina. Pequenas quantidades de gasolina são praticamente inofensivas logo que atingem o estômago, o que não vale para a inalação acidental de poucas gotas do combustível, que pode causar problemas respiratórios graves. Ao vomitar, a chance da pessoa aspirar a gasolina é muito maior, ou seja, é algo que não deve ser feito.

Se a vítima vomitar espontaneamente, ajude-a a se inclinar bem para frente, evitando que o conteúdo seja aspirado. Peça para que ela enxágue bem a boca logo após vomitar e entre em contato com os serviços de emergência.


          3 Dê um copo d’água ou suco para ela beber após lavar a boca com água, pedindo que ela beba lentamente e não tussa ou engasgue. Caso a pessoa esteja inconsciente, não a force a beber e ligue imediatamente para os serviços de emergência.
Não dê leite a ela, a menos que a equipe de resgate recomende, pois esse líquido pode fazer com que o corpo absorva a gasolina mais rapidamente.[5]
Bebidas com gás também devem ser evitadas, já que aumentam a chance de eructação.
Evite o consumo de álcool por ao menos 24 horas.

          4 Entre em contato com o centro de intoxicações da sua cidade e explique a situação. Se a pessoa estiver com sintomas agudos, como tosse, dificuldade em respirar, sonolência, náusea, vômitos ou qualquer outro sintoma mais grave, chame uma ambulância.


          5 Ajude a vítima a tirar a gasolina da pele. Ela deverá remover toda a roupa que entrou em contato com a gasolina, colocando-a de lado. Enxágue os locais afetados com água da torneira durante dois, ou três minutos e depois passe sabão neutros. Enxágue a pele novamente e seque-a.

         6 A vítima não deve fumar por ao menos 72 horas, assim como ninguém deve acender cigarros por perto dela. A gasolina e seus vapores são extremamente inflamáveis, logo, qualquer tipo de fumo pode causar um incêndio. A fumaça do cigarro também pode exacerbar o dano causado pela gasolina aos pulmões da vítima.

       7 Continue tranquilizando o indivíduo, dizendo que a eructação de vapor de gasolina é normal nessa situação. Isso pode continuar por até vários dias, ou desaparecer em 24 horas. Beber outros líquidos pode dar um pouco de alívio à vítima e ajuda a gasolina a sair do organismo mais rapidamente.
Caso a pessoa comece a passar mal, leve-a ao médico.

      8 Lave bem roubas manchadas por gasolina. Roupas manchadas com o combustível podem causar incêndios e devem ser deixadas ao ar livre e secando por pelo menos 24 horas, permitindo que o vapor da gasolina evapore antes da lavagem. Cada peça deve ser lavada separadamente e em água quente. Adicionar amônia ou bicarbonato de sódio ajuda na remoção do combustível. Deixe as roupas secarem ao ar livre e verifique se o cheiro de gasolina sumiu; do contrário, repita o processo.

        Não coloque roupas com cheiro de gasolina em uma secadora ou ela poderá pegar fogo!

        1 Deixe qualquer gasolina restante longe da pessoa. A primeira prioridade é garantir que a vítima não ingira mais do combustível. Se ela estiver inconsciente, pule diretamente ao Passo

       2 Qualquer criança que engolir gasolina estará em perigo. Ao suspeitar que uma criança deglutiu gasolina, trate a situação como uma emergência, independentemente da quantidade ingerida.

     
3 Ligue para o 192. Explique a situação da maneira mais detalhada possível para que uma ambulância do SAMU venha atender o chamado. Se a vítima for uma criança, diga explicitamente que a situação é muito urgente.

4 Monitore a vítima de perto. Caso ela esteja consciente, tranquilize-a e diga que a ajuda está a caminho, pedindo que não vomite. Se a pessoa parece ser capaz de beber, ofereça água e ajude-a a remover peças de roupas cobertas de gasolina, além de enxaguar e remover o combustível do corpo dela.

Caso a vítima vomite, ajude-a a se inclinar para frente ou vire a cabeça dela para o lado, evitando aspiração da bile e engasgos
       

5 Se perceber que a pessoa parou de respirar, tossir e de se mover, não respondendo aos seus chamados, comece a fazer RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) imediatamente. Coloque-a de barriga para cima e inicie as compressões no peito. Empurre o peito da vítima por cerca de cinco centímetros em cada compressão. Faça trinta compressões rápidas, com média de cerca de cem por minuto. Depois, incline a cabeça dela para trás e erga o queixo. Feche as narinas e faça respiração boca a boca até que perceba o peito da vítima se erguendo. Respire rapidamente na boca dela mais duas vezes e faça mais uma série de compressões.

Repita o ciclo de trinta compressões no peito e mais duas assopradas na boca da pessoa até que ela se recupere ou a ambulância chegue.
Se estiver ao telefone com os serviços de emergência, o operador informará o melhor método para realizar a reanimação cardiopulmonar.

A Cruz Vermelha recomenda que o processo seja realizado da mesma maneira em crianças, exceto no caso de crianças muito pequenas ou bebês, onde a compressão deve ser de 3,8 cm de profundidade.

Avisos.

Não faça, em hipótese alguma, com que a pessoa que engoliu gasolina vomite. Isso pode piorar a situação dela.

Sempre armazene gasolina em um recipiente seguro e devidamente indicado, fora do alcance de crianças.
Nunca armazene gasolina em um recipiente para bebidas, como uma garrafa d’água velha.

Nunca beba gasolina, independentemente da razão.
Não use o sifão de gasolina com a boca. Compre uma bomba para sifão ou utilize a pressão do ar.

Dicas.

Os passos acima podem ser adotados também quando o combustível engolido for petróleo ou benzeno.

Fontes e Citações.


 http://www.atsdr.cdc.gov/MMG/MMG.asp?id=465&tid=83

http://healthcare.utah.edu/thescope/shows.php?shows=0_g9tzppx4

http://healthcare.utah.edu/thescope/shows.php?shows=0_g9tzppx4

Nenhum comentário:

Postar um comentário