JORNAL, ONLINE, ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS EDIÇÃO DE Nº 2266, (PUBLICAÇÕES NO BLOG). CAMPO ALEGRE DE LOURDES/BA, BRASIL. Domingo. 09, 01, 2020.
E-MAIL angicodosdias2014@gmail.com
WHATSAPP E GRUPO DO
WHATSAPP:74 99907 9863
A
|
Academia Brasileira de Letras manifestou repúdio, em nota oficial, em relação à censura literária, promovida pelo governo do Estado de Rondônia.
Até o fundador, patrono da ABL e principal escritor do Brasil, Machado de Assis, teve seu principal romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas” incluído no “index’ bolsonarista.
Segundo a nota da ABL, “trata-se de gesto deplorável, que desrespeita a Constituição de 1988, ignora a autonomia da obra de arte e a liberdade de expressão”.
Confira a manifestação dos imortais da Academia:
NOTA OFICIAL:
A Academia Brasileira de Letras vem manifestar publicamente seu repúdio à censura que atinge, uma vez mais, a literatura e as artes. Trata-se de gesto deplorável, que desrespeita a Constituição de 1988, ignora a autonomia da obra de arte e a liberdade de expressão. A ABL não admite o ódio à cultura, o preconceito, o autoritarismo e a autossuficiência que embasam a censura.
É um despautério imaginar, em pleno século XXI, a retomada de um índice de livros proibidos. Esse descenso cultural traduz não apenas um anacronismo primário, mas um sintoma de não pequena gravidade, diante da qual não faltará a ação consciente da cidadania e das autoridades constituídas.
07/02/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário