Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

14 de novembro de 2020

A Mineradora Galvani já contaminou mais dois funcionários do Angico dos Dias e deixou diversos suspeitos, segundo informações.

 

ORNAL, ONLINE,ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS  EDIÇÃO DE Nº 2391, (PUBLICAÇÕES NO BLOG). CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL. sábado . 14,11 2020.

E-MAIL angicodosdias2014@gmail.com

 

A

ngico dos Dias até agora não registrou nenhum caso de contaminação por covid 19, porém a Mineradora Galvani já consegui a contaminação de três funcionários dela que são do Angico dos Dias,  mas para a população foram 4 casos, porém um não foi divulgado. 


          Para alguns moradores a mineradora não divulga os casos assintomáticos, para evitar que o número de casos não se alastre e cause terror na população, desta forma ela coloca em risco a saúde e a vida dos camponeses desta comunidade: “tudo em nome do lucro a qualquer custo, como ela sempre fez, faz e fará”.

Mineradora Galvani na comunidade do Angico dos Dias destruindo tudo com pó cancerígeno e agora  se tornou templo da covid 19. 



          Explicou um funcionária ligada à saúde do município campo - alegrense, que a mineradora é quem está contaminado a população da comunidade, devido sua política autoritária e capitalista. Segundo este funcionário, ou funcionária, ela está pressionando funcionários, parentes e até funcionários da saúde para não divulgar tudo. 


          Segundo a fonte, a população pode se preparar par o pior em pouco tempo, de dois há três meses a comunidade está mergulhada em um abismo de contaminação incontornável se não for tomado providencias pelas autoridades competentes do Estado e do Município, pois a mineradora mantem um política, apenas de maquiar, esconder, os fatos.
 

          Por que é a Mineradora responsável pela contaminação na comunidade? Porque os únicos moradores da comunidade contaminados, até o momento, são funcionários da mineradora,  isto significa que não há como moradores da comunidade estarem infectando uns aos outros, já que não houve nenhum caso.

 

         Outro fato curioso é que nem mesmo familiares destes funcionários foram contaminados, apesar de terem tido contato com os funcionários que foram contaminados.


           Caracol uma cidadezinha com 10916 habitantes e está com 168 casos confirmados.



         Provavelmente estes que foram contaminados tiveram contatos com funcionários que vêm de Caracol, no Piauí, pois a possiblidade de isto está ocorrendo é grande, já que, pelas informações mais de 70% dos funcionários dela vem de Caracol, ou são moradores de lá, ou vieram para trabalhar na empresa e moram lá.

 

         Fato é que toda a cúpula da chefiada mora lá, como sabemos lá já registrou três óbitos, ( 3 mortes por covid 19), e já atingiu 168 casos confirmados, que é muito se levar em consideração o tamanho da população da cidadezinha que é de  10916 habitantes segundo o IBGE,

                Campo Alegre de Lourdes tem mais de 30 mil habitantes e tem 124 casos.    



          Levando em consideração a população de Caracol e a quantidades de casos positivos e de mortos e comparando com Campo Alegre de Lourdes que tem uma população estimada em mais de 30 mil habitantes e tem confirmados 124 casos, somando os três que foram contaminados pela Galvani, podemos concluir que é muito para Caracol.

 

        Desta forma sabendo que há 168 casos confirmados em Caracol e que no Angico dos Dias não há nenhum caso, a não ser os três que são funcionários da Galvni e mantem contatos diário com os que vêm dela, não resta duvida que estes foram contaminados dentro da empresa e em contato com os que vêm de Caracol.

 

Outro fator de alto risco para contaminação na comunidade é o transporte de minério, que faz com que entre e saia mais de 30 carretas, aproximadamente, por dia na comunidade, sem falar na politica de terceirização dos serviços feito pela mineradora, esta politica causa constante mudanças de empresas e de funcionários vindo de fora, ou melhor, rotineiro a troca de empresas prestadoras de serviços na mineradora, dentro da comunidade.

 

       O transporte do minério e a troca constante de empresas terceirizadas faz com que haja uma renovação de funcionários vindos de diversas regiões do pa-is e que entram aqui sem qualquer controle, por parte das autoridades do município, para cobrar que estes funcionários fiquem em quarentena, antes de se juntar aos demais que já estão aqui.

 

Vamos acompanhar por mais uma semana a situação da mineradora e dos casos se desta forma continuar, sem transparência, e sem tomar providencias mais concretas, para diminuir o números de casos, iremos acionar o Ministério Público Estadual para tomar as providencias cabíveis e garantir à população politicas de combate e prevenção ao contágio pelo novo coronavirus, ( covid 19), e ainda que sejam identificados e punidos os culpas, se houver, por possíveis danos à saúde pública do município.

Nenhum comentário: