Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

6 de janeiro de 2022

Vejam como está a nascente do velho Chico na Serra da Canastra no Estado de Minas Gerais.

JORNAL, ONLINE,ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS  EDIÇÃO DE Nº 2397, (PUBLICAÇÕES NO BLOG). CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL. quarta- FEIRA . 05,01. 2021.

E-MAIL angicodosdias2014@gmail.com

                                                   Whatsapp:     74 99907 9863.

 

A

 base de observação do volume de água do Rio São Francisco para controle das vazões é a represa de sobradinho, na Bahia, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

Foto: Remanso Notícias.

         A represa de Sobradinho é vista como o termómetro para o controle das vazões e desta forma, com as imensas chuvas que caiu nos últimos dias nesta área as expectativas são de que o rio volte a encher e a Barragem de Sobradinho, na Bahia ultrapasse os 80% de volume útil.

         O Rio tem uma capacidade em volume que pode acumular 28 bilhões de metros cúbicos de água, só ficando atrás da capacidade de Serra da Mesa, na Bacia do Rio Tocantins, que tem uma calha mais profunda e chega a armazenar 43,2 bilhões de m³ de água.

        Depois de um longo período de seca e o Velho Chico sofrendo mostrando suas partes intimas desaguadas, apesar de em 2020 ter aumentado a 83% da sua capacidade, ele avia volta a 53% em 2021, mas  com o grande volume de chuva que tem causado inundações e prejuízos a muitos mineiros e baianos nos últimos dias.

      O Rio São Francisco pode voltar a ter sua bacia hídrica, ( com a capacidade de volume de água acima de 80% trazendo de volta a esperança e confiança de que o velho Chico continue resistindo as investida de degradação do homem sobre sua bacia hidrográfica.

      Rio São Francisco tem sua nascente na

Serra da Canastra, Mas, segundo pesquisas, a nascente do rio São Francisco está situada no Rio Samburá, na cidade de Medeiros, em Minas Gerais. Com isso, ficou estabelecido que o rio possui duas nascentes, a histórica – Serra da Canastra e a geográfica – Rio Samburá

Nenhum comentário: