Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

10 de abril de 2021

Urgente: Em uma semana foram 59 casos positivos e 5 óbitos, por covid 19, em Campo Alegre de Lourdes.

JORNAL, ONLINE,ANGICO DOS

DIAS NOTÍCIAS  EDIÇÃO DE Nº 2444, (PUBLICAÇÕES NO BLOG). 

CAMPO ALEGRE DE LOURDES, NA BAHIA.  LOURDES/ BA, BRASIL. 

                           Domingo. 11, 042021Whatsapp:     74 999079863.

E-MAIL angicodosdias2014@gmail.com  

 

 

U

ma semana chocante de contaminação e mortes por covid 19,  em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, com 59 casos positivos e 5 óbitos,  e 34 casos ativos;  somando 644 casos positivos e já chegando em torno 21 mortes, e  97 casos ativos; Para uma cidade com uma população em torno de 30 mil habitantes é um número muito alto.      


       A Falta de orientação e informação, por parte da secretaria de saúde é um dos pontos negativos, que tem contribuído, para o aumento do avanço, descontrolado, da pandemia no município.

             A Omissão na divulgação dos casos do interior.

          Outra falha da secretaria de saúde foi à omissão pelo detalhamento dos casos por povoado, pois desde o inicio do ano quando a secretaria passou a omitir os dados da covid 19, para a população do interior, que percebemos uma resistência maior da população, em obedecer e seguir, qualquer orientação governamental, em combate a pandemia.

                      A Omissão descredito e incentivou mais ainda o povo ignorante a não respeitar as determinações das autoridades em combate à pandemia.

               Quando divulgava por povoado, a população do interior tomava como base, os casos positivos e os números de óbitos, desta forma ficavam mais atentos, principalmente, se em seu povoado houvesse um alto risco de contaminação, pois isto fazia com que eles estivessem mais atentos, para a situação; com a omissão da divulgação dos casos do interior passou se a ideia de que todos os casos são do centro, desta forma faz com que a população fique mais dispersa e não se preocupe em usar mascara, álcool em  gel, evitar aglomeração, e respeitar o isolamento.

                                  Todo esforço do governo municipal tem sido invalidado pela ignorância de grande parte do povo que é bruto e desenformado, povo cruel e incrédulo.

               A ação do governo municipal tem sido invalidada, pela resistência de parte da população, que se encontra em dois grupos, os negacionistas  que são bolsonaristas e parte dos comerciantes que só priorizam o lucro, a qualquer custo.

          O governo municipal tem tentado combater o avanço da pandemia no município, mas infelizmente, apesar de ser uma cidade pequena, com uma população camponesa, desenformada e bruta, a resistência em seguir as orientações e os decretos tem sido muito grande, inclusive, pelo interior do município, onde não há fiscalização e nem mesmo uma campanha de orientação e informação, para que o povo da roça que, ao contrário do que pensa a secretária de saúde, que eles são bem orientados, possa melhor e se prevenir, pois é um povo duro e desenformado, visto que é uma pequena parcela que assiste a um jornal, e que se interessa por buscar orientação de como se prevenir.

                   As únicas informações que o povo do interior tem, vem de grupos do whatsapp, onde eles mesmos buscam em outros grupos e na grande maioria, sem fonte de origem.

        A grande maioria da população tem se orientado em grupos do whatsapp, que mais serve para desenformar e ao mesmo tempo passar informações erradas, como pude acompanhar uma vez, no final do ano passado, a circular nos grupos de whatsapp, do interior, que um remédio usado para matar piolho, era a salvação da população, neste período houve um grande consumo do remédio, no interior por parte da população.

                                 A empresa Cymi/ Covid 19

         E agora com a empresa Cymi que só mês passado foi positivado 32 casos de covid 19, com apenas 300 funcionários, e segundo a própria empresa ainda continua com um alto índice de contaminação, colocando em risco toda a população do centro campo-alegrense, infelizmente, a tendencia será aumentar o número de casos positivos e de óbitos, se não for mudado algumas atitude omissas da secretaria de saúde, que prejudica, diretamente, o governo e o trabalho dos agentes em saúde.           

         Tentei combater a mentira, Fake news, mas segundo os internautas as informações eram verdadeiras, porque tinha partido de um médico de uma região do Piauí.  

          Desta forma o governo municipal tem de cobrar da secretaria de saúde  uma campanha, por meio de carros de som e  outros meios de comunicações, que não seja somente, a divulgação de dados da covid 19 e decretos por meio de grupos do whatsapp, pois se assim persistir faram uma política suicida, para este momento de avanço descontrolada da pandemia em nosso município.

 

Nenhum comentário: