Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

11 de novembro de 2025

Projeto para punir as mulheres que fizerem denúncias falsas na Lei Maria da Penha!

                                ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS.

EDIÇÃO DE Nº 3152

CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL.

e-mail: angicodosdias2014@gmail.com 

sábado, 08/ 11/ 2025.       

A

 deputada Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou um projeto de lei que busca responsabilizar mulheres que fizerem falsas acusações de violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha.

          Segundo a parlamentar, a proposta tem como foco proteger pessoas inocentes e preservar a credibilidade do sistema de proteção às vítimas, evitando que a lei seja utilizada de forma indevida.

          De acordo com o texto, caso fique comprovado que a denúncia é falsa, o juiz deverá comunicar o fato ao Ministério Público, para que sejam investigados possíveis crimes de denunciação caluniosa ou comunicação falsa de crime.

         Além disso, a denunciante poderá responder civilmente por danos morais e materiais, caso tenha agido com má-fé, buscando vantagens ou prejudicar o acusado.

        Zanatta cita como exemplo o caso internacional de Amber Heard e Johnny Depp, onde a atriz foi condenada por difamação após acusações consideradas falsas de violência doméstica

       A deputada destaca que a Lei Maria da Penha continua sendo essencial para proteger mulheres, mas alerta que seu mau uso pode gerar injustiças graves e enfraquecer a confiança pública.

          Criada para combater a violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha garante medidas protetivas e punições severas contra os agressores e recebeu esse nome em homenagem a Maria da Penha Maia, vítima de dupla tentativa de feminicídio.

         O que você acha disso? Deixe sua opinião aqui nos comentários.


Nenhum comentário: