A |
Secretaria de Segurança Pública da Bahia
publicou o edital de aquisição das câmeras corporais, Chamadas de, “body cams”,
para policiais da Bahia.
A secretaria de segurança pública, ainda, informou que realizará no dia 8 de maio de 2023, às 10:00, o pregão eletrônico, para registro de preço e contratação da ferramenta.
Os aparelhos serão acoplados nas fardas dos policias e filmarão as operações policiais, para servir de proteção aos bons agentes públicos, no exercício de suas funções e proteger, também, os cidadãos baianos, de ações policias criminosas, coibindo o uso da força desnecessário, e, principalmente, evitar que policias ajam, criminosamente, para executar seus alvos, (vitimas), e alegar que ouve confronto e que havia armas e drogas, fraudando o cenário do crime e criando provas falsas, para legalizar atos criminosos, sem um mínimo de ressentimento, como, também, evitar que bons policiais sejam vítimas de acusações falsas.
A notícia de que a Secretaria de Segurança pública da Bahia, (SSP-BA), publicou na edição do Diário Oficial do Estado da Bahia, (DOE), na quarta-feira, (19, 04, 2023), o aviso da licitação, para contratação das, “bodycams”, - câmeras corporais, trouxe para a sociedade, principalmente, aqueles que um dia já foram vítimas de ações violentas, por parte de alguns policiais, , como agressões, extorsões, tortura e ameaças, gerou alívio e a sensação de proteção e por outro lado protegem os bons policiais de acusações falsas.
Conforme a SSP-BA, as câmeras deverão possibilitar a captação, transmissão, armazenamento e gestão de evidências digitais obtidas pelos equipamentos, usados por policiais e bombeiros durante suas atividades.
Segundo secretario Marcelo Werner, explicou que o processo é gerenciado pela Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional da pasta. "Após o pregão, no próximo dia 8 de maio, a empresa vencedora seguirá para a prova de conceito antes da aquisição do produto", detalhou.
Ainda segundo ele, a aquisição da
tecnologia visa, entre outros objetivos, a dar mais transparência às ações
policiais, sendo as imagens utilizadas, inclusive, como provas da licitude das
ações das equipes nas ruas.
Segundo o portal G1 Bahia, O secretário
de segurança pública Marcelo Werner disse que as câmeras serão instaladas nos
uniformes dos policiais durante o mandato do governador Jeronimo Rodrigues. A
afirmação foi feita durante a cerimônia de posse dos secretários, na Assembleia
Legislativa do estado, em Salvador. A data de implementação, no entanto, não
foi informada pelo secretário.
O G1 Bahia também explicou que as Chamadas de body cams, os aparelhos são acoplados nas fardas e filmam as operações policiais. Elas foram testadas em um estudo feito por universidade em Santa Catarina, no sul do Brasil, e implementadas em algumas unidades policiais do Rio de Janeiro em 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário