Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

9 de outubro de 2019

O principal assessor de imprensa do FBI foi acusado de aceitar ingressos para um jogo do Washington Nationals de um correspondente da CNN. “ corrupção?”.



JORNAL, ONLINE, ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS  EDIÇÃO DE Nº 2208, (PUBLICAÇÕES NO BLOG). CAMPO ALEGRE DE LOURDES/BA, BRASIL. QUARTA - FEIRA. 09, 10, 2019.I

WHATSAPP E GRUPO DO 
WHATSAPP:74 99907 986





M
oro fez curso com FBI? Por isto que ele se tornou quem é? Pois lá funcionários do alto escalão do FBI se corrompem até por ingresso, pois o principal assessor de imprensa do FBI, Durante as investigações de Hillary Clinton e Trump, Rússia aceitou ingressos para um jogo do Washington Nationals de um correspondente da CNN.

  
          Leia o texto do Site The Daily Caller, Norte Americano.




U
m alto funcionário do FBI que renunciou em circunstâncias misteriosas no ano passado aceitou ingressos de jogos de beisebol de um repórter da CNN em 2016 e mentiu sobre isso para os investigadores, de acordo com um relatório obtido exclusivamente pela Daily Caller News Foundation.


Michael Kortan aceitou os ingressos do jornalista da CNN para pelo menos dois jogos, em maio de 2016 e setembro de 2016.


Kortan mostrou "falta de sinceridade" durante várias entrevistas sobre os ingressos. Ele foi proibido pela política do FBI de aceitar presentes de repórteres que cobrem a agência.


Ele também aceitou ingressos de um repórter do New York Times.


O principal assessor de imprensa do FBI durante as investigações de Hillary Clinton e Trump-Rússia aceitou ingressos para um jogo do Washington Nationals de um correspondente da CNN e mentiu sobre isso repetidamente durante entrevistas com o inspetor geral do Departamento de Justiça, de acordo com um relatório obtido pela Daily News Foundation.


Michael Kortan, que atuou como diretor assistente de assuntos públicos, mostrou uma "falta de sinceridade" durante várias entrevistas sob juramento com o cão de guarda do Departamento de Justiça sobre como ele obteve os ingressos, com quem fomos e se ele reembolsou o jornalista da CNN, de acordo com o relatório.


“O OIG ... concluiu que Kortan não prestou franqueza sob juramento quando deu respostas às perguntas do OIG relacionadas aos ingressos de setembro de 2016 que eram enganosas e falsas”, lê o relatório, que o DCNF obteve através da Lei de Liberdade de Informação. (RELACIONADO: Alto funcionário do FBI mentiu sobre aceitar ingressos de jornalistas).


A política do FBI proíbe os funcionários de receber presentes de "fontes proibidas", incluindo jornalistas que cobrem o departamento.


O escritório do inspetor-geral (OIG), liderado por Michael Horowitz, descobriu os contatos de Kortan com o repórter da CNN durante uma análise de suas mensagens de texto como parte da investigação das atividades do FBI durante as eleições presidenciais de 2016.


Os contatos de Kortan na mídia e os de outros funcionários do FBI estão anotados na página 430 do relatório do inspetor-geral do Departamento de Justiça de 14 de junho de 2018, sobre o manuseio pela agência da investigação por email de Clinton.


Em 16 de outubro de 2018, o OIG divulgou separadamente um resumo da investigação de Kortan (embora sem identificá-lo). O resumo dizia que o Departamento de Justiça recusou a ação no caso.


O relatório investigativo completo mostra que Kortan renunciou ao FBI em 16 de fevereiro de 2018, enquanto a investigação do OIG estava em andamento. Ele não foi encontrado para comentar esta história.


Como parte da investigação, os investigadores do EIG pesquisaram os telefones e contas de e-mail emitidos pelo FBI de Kortan, bem como seus registros financeiros. Eles também entrevistaram o pessoal de segurança do Washington Nationals para verificar a qualidade dos assentos que Kortan recebeu.


Inspetor Geral do Departamento de Justiça dos EUA, Michael Horowitz. REUTERS / Joshua Roberts
Inspetor Geral do Departamento de Justiça dos EUA, Michael Horowitz. REUTERS / Joshua Roberts.


Kortan trabalhou em estreita colaboração com o repórter da CNN, que não está identificado, e considerou-o um dos seus "cinco primeiros" contatos de imprensa.


Kortan aceitou os ingressos do Nationals pelo repórter pelo menos duas vezes, para um jogo de 9 de maio de 2016 e outro em 30 de setembro de 2016. Ele também aceitou ingressos de um repórter do New York Times em 2014 ou 2016.


O relatório do EIG cita mensagens de texto que indicam que o funcionário do FBI participou do jogo de 9 de maio de 2016 com o repórter. O repórter entrou em contato com Kortan em 27 de setembro de 2016, oferecendo quatro ingressos.


“Nats v Marlins sexta à noite. Eu tenho que ir embora ”, escreveu o repórter em 27 de setembro de 2016.“ Você pode usar quatro tix? ”.


"Sou bom em 2 tix se estiver tudo bem", respondeu Kortan.


Kortan disse inicialmente aos investigadores do EIG, em uma entrevista em 29 de março de 2017, que reembolsou o repórter pelos ingressos e negou aceitar qualquer presente de membros da imprensa.



Nenhum comentário: