Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

14 de dezembro de 2022

Os Premiados na Residência Artística, para Escritores do Sacatar participaram de debate online na Academia de Letras da Bahia.

 JORNAL, ONLINE,ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS  EDIÇÃO DE Nº 2398, (PUBLICAÇÕES NO BLOG). CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL. quarta - FEIRA . 14,12. 2021.

E-MAIL angicodosdias2014@gmail.com

                                                   Whatsapp:     74 99907 9863.

 

A

 Fundação Cultural do Estado da Bahia, (Funceb), em parceria com a Academia de Letras da Bahia, (ALB), e o Instituto Sacatar, promove uma roda de conversa online entre artistas da palavra selecionados na 8ª edição do edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar.

                                                            Imagens: Sacatar Fundation

        O encontro, online, foi dia 12 de dezembro, das 17h às 20h, transmitido pelos canais no Youtube da Academia de Letras da Bahia e Funceb.

     Assista ao vídeo da transmissão online. 

          A Roda de Conversa Artistas da Palavra e Residências Artísticas reuniu as cinco pessoas selecionadas nesta edição da Residência e teve como tema as pesquisas e criações construídas ao longo dos dois meses de escrita no Instituto Sacatar, em Itaparica.

Conheça um pouco mais dos escritores e escritoras e as propostas que serão tema de discussão:

          Barbara Pessoa: Ela é  Mestra em Artes e professora de Teatro e dramaturga, formada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Contemplada com a proposta dramatúrgica "Antessala", a artista propôs a escrita de um texto dramático de mesmo nome, que se constrói a partir dos áudios gravados pela sua mãe, Maria Helena Pessoa, em 1996, antes de seu falecimento. As duas horas de gravação, em fitas k7, foram o principal material para a criação do texto. Além do conteúdo em áudio, Barbara utiliza a entrevista dada por Maria Helena, três meses antes de morrer, ao Jornal A Tarde.

        Lucas Ribeiro, profissional criativo, multidisciplinar e bacharel em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia, Lucas apostou na escrita de roteiro do curta-metragem "Não sorria para a câmera". A ficção tem como protagonista uma mulher negra, mãe solo e policial exemplar que monitora as inúmeras câmeras espalhadas pela capital baiana. Lucas Ribeiro também é graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, membro do grupo de Pesquisa Corpo, Discurso e Território e realizador audiovisual, com criações com foco na cidade e nas suas múltiplas formas de ocupação.

        Cris Rosa, escritora negra, professora, geógrafa, mestra em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi selecionada com a proposta "Andrografias da minha avó". No trabalho, ela enfatiza a história de uma avó que descobriu haver no terreno dos seus pais uma nascente muito valiosa para a companhia de abastecimento de água da região em que moram. A escritora criou a primeira versão do romance que dá corpo às investigações que vem sendo realizadas nos ultimas cinco anos, com registros múltiplos, produzindo uma representação fundamentada no que possibilita o seu corpo-território, se reconhecendo como mulher negra e pansexual da classe trabalhadora.

        Nelson Maca foi contemplado no edital com a proposta "Thank You, Exu". Usou a residência para ampliar uma pesquisa sobre Exu e seus desdobramentos religiosos e culturais, traçando novas informações e aprofundando outras já adquiridas. Ele ensinou Literatura Brasileira na Universidade Católica de Salvador de 1995 a 2019. É fundador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que realiza o Sarau Bem Black e ações artísticas e de formação sócio-racial através das linguagens da cultura hip-hop e afins desde 1999.

        Sanara Rocha, feminista preta, pesquisadora, artista interdisciplinar e curadora independente; além de mestra em Cultura e Sociedade pela UFBA, trabalhou a proposta "Variações Sobre Ostinato Percussivo". Ela aborda intercâmbios poéticos e criação do script de um videoarte documental. O projeto é livremente inspirado em sua dissertação de Mestrado intitulada "Narrativas Fósseis: Do Tabu à Mulher no Tambor", a qual trata das tensões históricas no entorno da memória feminina no campo percussivo afro-religioso. 

        A Residência Artística para Escritores foi realizada em parceria com o Instituto Sacatar e visa incentivar a qualificação de escritores e escritoras residentes na Bahia. Em 2022, a Residência Artística recebeu um investimento maior, garantindo a permanência das cinco pessoas selecionadas, que de maneira inédita, receberam uma bolsa prêmio de criação literária no valor de R$6.000,00 (seis mil reais), cada.

Nenhum comentário: