Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

13 de abril de 2025

O campo – alegrense Fabiano Francisco da Paixão foi homenageado, com moção de aplausos, pelo trabalho prestado na saúde, em Osasco, São Paulo.

 ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS

EDIÇÃO DE Nº 2971

CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL.

e-mail: angicodosdias2014@gmail.com 

domingo, 13/ 04/ 2025.     

O

 enfermeiro Fabiano Francisco da Paixão de Holanda 36 anos, foi destaque e homenageado, pela Câmara de Vereadores osasquense, pelo trabalho prestado na saúde, como professor de enfermagem, em Osasco São Paulo.

                                           Imagem de reprodução de vídeo.

          Dedicado e preocupado em contribuir para a melhoria da saúde osasquense, teve seu trabalho reconhecido, como de grande importância, para a melhoria do sistema de saúde, para garantir um atendimento de qualidade, dignidade e humanizado à população de Osasco.  

Foto das redes sociais do Professor Fabiano Paixão.

          Nasceu em Osasco, filho de Grigorio Francisco da Paixão e Ione do Amor da Paixão, e tem 3  irmãos Flavio Paixão e o falecido Emerson Paixão e uma irmã Edenilse Paixão e é sobrinho do ex vereador João Moreira; mudou – se com os pais para Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, quando tinha 10 anos de idade, onde morou e estudou e trabalhou por um período, na área da saúde, na atuação na Sucan; atuou como agente de endemias, junto com o pessoal da Sucan, foi o primeiro fiscal sanitário e implantou a vigilância do município, junto com o Dr. Moacir, depois atuou lecionando como professor, na rede estadual e no município, sendo responsável pela implantação do Telecentro.


 

         Atualmente o enfermeiro e Professor Fabiano Paixão está casado e  define sua esposa como princesa Piauiense lá de Picos, Liliane Holanda; ele tem um filho por nome Arthur Paixão, hoje com 9 anos de idade de outro relacionamento.

        O professor e enfermeiro Fabiano Paixão é mestre em cuidados clínicos e paliativos, pós graduado em urgência e emergência, uti e saúde da mulher, está elaborando   uma tese de Doutorado, para que, segundo ele, possa melhorar como profissional, cada vez mais, e assim aperfeiçoar mais em habilidades e conhecimentos em sua profissão.

        O Mestre Fabiano Paixão definiu o, SUS, sistema único de saúde como algo incrível, pois qualquer pessoa consegue um atendimento emergencial, em pronto atendimento de imediato, incluindo ambulâncias e transportes, coisas que não achamos em nenhum outro país do mundo, porém, segundo ele: “ainda precisa melhorar muito na área eletiva de agendamentos de procedimentos e consultas, com especialistas, quando isso for melhorado, inclusive com o uso da telemedicina, o SUS vai se tornar algo de orgulho nacional”.

                                             Foto das redes sociais do Professor Fabiano Paixão.

          Segundo ele a a melhoria da saúde do município campo – alegrense só depende dos profissionais da saúde para melhorar e ser referência, pois com a atuação desde os agentes de saúde, na prevenção e orientação, associado as consultas de enfermagem e médicas transformam é que ajudam a revolucionar o sistema e assim, também, a vida das pessoas.

          Fabiano Paixão disse que espera um dia poder retribuir a Campo Alegre por tudo que a cidade lhe proporcionou: “Me vejo ainda investindo em algo no campo da saúde e estética no município”.

       Ele infatisou que,  inclusive não teria como não agradecer a uma pessoa que sempre moldou seu caráter profissional, com carinho, orientando, para ser um profissional melhor, que foi seu, sempre chefe, o Sr Waldir Paes, (irmão do Lalado), que durante sua atuação na Sucan, sempre me apoiou, e o ensinou muito do que ele sabe até hoje.

         O professor e mestre Fabiano Paixão ainda disse que na zona oeste de São Paulo,  Osasco sempre era considerado o patinho feio da região, na área da saúde, inclusive ele sempre recusava atuar na rede pública municipal por este motivo, em 2019, ele disse ter vivenciado a guinada que o município passou a dar nesta área e em outras; hoje o município dispõem de uti coronária e cirurgias cardíacas nos dispositivos municipais algo que não temos na região, fora a ampliação de Upas e outros dispositivos.

         Fabiano Paixão lembrou que inda é preciso  melhorar, principalmente, no que tange as políticas voltadas a consultas e procedimentos agendados, porém, hoje Osasco se destaca inclusive batendo em qualidade Barueri, município vizinho e com orçamento 4 vezes maior.

       O professor e mestre falou que sempre que pode acompanha postagens e noticiários sobre eventos e outros temas do município campo - alegrense e tem observado que hoje o município tem estrutura digna de grandes centros; e agradeceu pelo nosso em transmissões, noticiando e informando os atos e fatos desta região  que além de deixar informado faz matar a saudade da região.

       Sobre seu sonho, ele disse:  “sempre ver bem meu filho e minha esposa, mas também almejo um dia poder retribuir a Campo Alegre por tudo que na minha estrutura esta cidade me proporcionou. Me vejo ainda investindo em algo no campo da saúde e estética no município”.

        Lembrou, também, do torneio em 2003 e o projeto masculino em 2004. O projeto masculino se chamava Rhelsius e o feminino as Frenéticas. Chegamos a ir para municípios vizinhos com os meninos e com as meninas fizemos o primeiro torneio feminino do município. Na época organizado juntamente com o Diego

        Disse ter orgulho do tempo em que morou em Campo Alegre de Lourdes na Bahia, pois nunca passou necessidades, porém, sabe o quanto nosso município era carente quanto as condições e qualidade de ensino na época, ter lecionado na rede estadual e ajudado no projeto de inclusão digital no primeiro mandato do Alessandro, me abriram os olhos para como poderia evoluir e consequentemente ajudar as pessoas.

        Disse ele que hoje sente-se muito orgulhoso quando vê os campeonatos e as divulgações, e que viu surgindo estas melhorias, no início do mandato do prefeito Alessandro Rodrigues, com a construção do ginásio e reforma do estádio municipal, mas não tenho como não agradecer ao apoio que recebia, na época, do “grande Hiliomar Dias”, a máquina, que como secretário de esportes no fim do mandato, anterior, ao do prefeito Alessandro Rodrigues, pois  lhe dava um ofício, com horário reservado, a treinar as meninas, pois só tínhamos três quadras no município.

        No final o enfermeiro Professor, mestre Fabiano Paixão disse: “Olha, sempre vejo que quanto mais polivalentes possamos ser mais capacitados nos tornamos, tenho muito orgulho de todas as áreas que atuei e atuo. Entendo que cada uma delas me ajuda a ser melhor e mais empático na outra”.

Nenhum comentário: