Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

9 de setembro de 2025

O STF reiniciou o julgamento do réu voto de Moraes em julgamento de Bolsonaro no STF.

ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS.

EDIÇÃO DE Nº 3088

CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL.

e-mail: angicodosdias2014@gmail.com 

terça - feira, 09/ 09/ 2025.       

O

 Julgamento dos golpistas, entre eles o extremista Bolsonaro iniciou nesta terça-feira (09/ 09/ 2025), a leitura do voto do ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal 2668, que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus acusados de tentativa de golpe de Estado.

          O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou a sessão às 9 horas, com a expectativa de que Moraes peça a pena máxima contra o núcleo central da trama, ou seja, o lideres da trama, principais idealizador.

           A Procuradoria-Geral da República aponta Bolsonaro como líder da organização criminosa que buscou subverter o resultado das urnas em 2022. Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, o grupo se articulou para manter o ex-presidente no poder de forma ilegal, mobilizando militares, financiadores e redes digitais.

          No campo político, a sessão ocorre sob pressão. No Senado, o presidente da CCJ, Otto Alencar, (PSD-BA), já avisou que não pautará projetos de anistia.

         No Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), observa de perto: sua candidatura ao Planalto em 2026 depende do que restar do capital político de Bolsonaro, que exige garantias de proteção jurídica para declarar apoio.

          A Faria Lima, reduto dos oligarcas financeiros e midiáticos, já deixou claro seu recado: 90% dos executivos querem a condenação e prisão de Bolsonaro, mas mantêm apoio ao nome de Tarcísio, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, (PT).

         Aliados do clã Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle demonstra frieza com o governador paulista, que ainda teve de “pagar pedágio” ao pastor Silas Malafaia na manifestação do 7 de Setembro, marcada pela exibição de uma gigantesca bandeira dos Estados Unidos na Avenida Paulista.

          Com o voto de Moraes, o STF deve mandar um sinal inequívoco em defesa da democracia. O desfecho pode redefinir os rumos da direita brasileira e expor ainda mais as contradições entre Bolsonaro, Tarcísio e os setores econômicos que bancam a oposição. 

Nenhum comentário: