MEC suspendeu, por
dois anos, a avaliação do nível de alfabetização de crianças.
A Secretaria
quer esperar que todo o país implemente a nova Base Nacional Comum Curricular e
se ajuste às políticas elaborados pelo novo governo.
RIO - O Ministério da Educação (MEC) decidiu não
avaliar, nos próximos dois anos, o nível de alfabetização das crianças
brasileiras, contrariando o que havia sido anunciado em 26 de dezembro, no
governo anterior. No ano passado, a gestão Michel Temer afirmou que passaria a
verificar a alfabetização mais cedo, aos 7 anos de idade (2º ano do ensino
fundamental), em uma prova que deveria ser feita em outubro de 2019. No
entanto, uma portaria publicada nesta segunda-feira, dia 25, no Diário Oficial
da União, exclui as crianças de 7 anos das provas nacionais. Elas também não
farão os exames de Matemática. A avaliação só será retomada em 2021.
Para educadores, o adiamento pode ter como pano de
fundo uma dificuldade de aliar o decreto de alfabetização que será publicado
pelo governo às matrizes previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Há inclusive o receio de que o MEC queira rever a BNCC, aprovada em 2017.
A portaria é assinada pelo Instituto Nacional de
Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelos exames, que fazem
parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em comunicado divulgado à imprensa, o
instituto afirma que ao adiar a avaliação atendeu a um pedido da Secretaria de
Alfabetização do MEC, que quer esperar que todo o país implemente a nova Base
Nacional Comum Curricular e se ajuste às políticas de alfabetização propostas
pelo governo antes de aferir o nível dos estudantes.
Alfabetização não seguirá metodologia única, afirma
secretária do MEC: 'Precisamos refletir as realidades locais'
Imagem da matéria
Mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino
fundamental tem nível insuficiente em provas de leitura e matemática, o que
significa que esses estudantes podem não conseguir, por exemplo, identificar a
finalidade de um texto ou localizar uma informação explícita nele. A mudança na
data da avaliação chama atenção uma vez que a alfabetização foi anunciada como
uma das principais metas do governo na área da Educação nos 100 primeiros dias.
Sem avaliação neste ano, perde-se a possibilidade de comparação para saber se
as crianças estão melhorando ou piorando. A alfabetização havia sido medida em
2014 e 2016.
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