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25 de março de 2019

O MEC não avaliará alunos da alfabetização em um período de dois anos.


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MEC suspendeu, por dois anos, a avaliação do nível de alfabetização de crianças.                                    Resultado de imagem para mec 2019

          A Secretaria quer esperar que todo o país implemente a nova Base Nacional Comum Curricular e se ajuste às políticas elaborados pelo novo governo.
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RIO - O Ministério da Educação (MEC) decidiu não avaliar, nos próximos dois anos, o nível de alfabetização das crianças brasileiras, contrariando o que havia sido anunciado em 26 de dezembro, no governo anterior. No ano passado, a gestão Michel Temer afirmou que passaria a verificar a alfabetização mais cedo, aos 7 anos de idade (2º ano do ensino fundamental), em uma prova que deveria ser feita em outubro de 2019. No entanto, uma portaria publicada nesta segunda-feira, dia 25, no Diário Oficial da União, exclui as crianças de 7 anos das provas nacionais. Elas também não farão os exames de Matemática. A avaliação só será retomada em 2021.


Para educadores, o adiamento pode ter como pano de fundo uma dificuldade de aliar o decreto de alfabetização que será publicado pelo governo às matrizes previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há inclusive o receio de que o MEC queira rever a BNCC, aprovada em 2017.


A portaria é assinada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelos exames, que fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  Em comunicado divulgado à imprensa, o instituto afirma que ao adiar a avaliação atendeu a um pedido da Secretaria de Alfabetização do MEC, que quer esperar que todo o país implemente a nova Base Nacional Comum Curricular e se ajuste às políticas de alfabetização propostas pelo governo antes de aferir o nível dos estudantes.
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Mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental tem nível insuficiente em provas de leitura e matemática, o que significa que esses estudantes podem não conseguir, por exemplo, identificar a finalidade de um texto ou localizar uma informação explícita nele. A mudança na data da avaliação chama atenção uma vez que a alfabetização foi anunciada como uma das principais metas do governo na área da Educação nos 100 primeiros dias. Sem avaliação neste ano, perde-se a possibilidade de comparação para saber se as crianças estão melhorando ou piorando. A alfabetização havia sido medida em 2014 e 2016.

Fonte O GLOBO

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