Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

19 de julho de 2023

O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger vai premiar ensaios com o valor de R$ 30 mil.

JORNAL, ONLINE,ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS  EDIÇÃO DE Nº 2567, (PUBLICAÇÕES NO BLOG)CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL Quarta - FEIRA,  19, 07. 2023..

    E-MAIL angicodosdias2014@gmail.com

       Whatsapp: 74 99907 9863.

    R

    ealizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia,

    O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, terá a premiação dividida em três categorias, que são ancestralidade e representação, questões Históricas e livre temática e técnica

                    Foto: Facebook 8ª Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2021.

                                      Foto: Agenda Arte e cultura.

              A Fundação Cultural do Estado da Bahia abre inscrição para a 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, que irá premiar obras artísticas de todo o território nacional. A inscrição fica aberta de 27 de junho a 30 de julho de 2023, no site da Funceb. Serão premiados no valor de R$ 30 mil, três ensaios fotográficos, nas categorias: Ancestralidade e Representação, Questões Históricas e Livre Temática e Técnica.

     

              Os ensaios não podem ter sido premiados no Brasil, ou no exterior. Cada ensaio deve ser composto por no mínimo 10 e no máximo 20 fotografias, além de um texto narrativo, conceitual sobre a proposta inscrita.

                                          Foto: Correio da cidade.

                       Categorias. 

              Na categoria Ancestralidade e Representação serão apreciados os ensaios que abordem a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, dentre outros, no Brasil, garantindo a qualidade artística do registro imagético.

              Em Questões Históricas serão apreciados ensaios fotográficos que dialoguem com o momento histórico contemporâneo, considerando a realidade pandêmica e suas consequências em torno dos processos ocasionados pelas vivências nos campos políticos e sociais.

              Já em Livre Temática e Técnica serão apreciados os ensaios fotográficos documentais que registrem de forma livre no que se refere à sua temática e técnica, (inclusive as experimentações dos processos alternativos), utilizadas, e que tragam aspectos despercebidos na observação do cotidiano.

               Além das propostas premiadas, a Comissão de Seleção irá selecionar outros 12 ensaios fotográficos, quatro em cada categoria (e estes serão suplentes dos três premiados), além de haver três suplentes, para os 12 indicados, por ordem de classificação. Os selecionados e premiados, juntos, farão exposição fotográfica coletiva e integrarão o catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024, como resultado público do edital. Na última edição, mais de 10 mil pessoas passaram pela exposição coletiva do Prêmio Pierre Verger, que aconteceu no Palacete das Artes, em Salvador.

              Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos e naturalizados, assim como estrangeiros com situação de permanência e residência comprovada no Brasil.

              Sobre o Prêmio

               O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil e concede um dos maiores prêmios financeiros para artistas desta linguagem no país. O certame objetiva incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira, conferindo premiações a conjuntos de obras de temática e técnica livres. Um dos mais importantes concursos para trabalhos fotográficos do Brasil, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger foi criado em 2002 e ao longo destes anos, a partir do diálogo com o setor artístico de fotografia, foram aprimorados seus objetivos e critérios.  

              SERVIÇO:

    Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024
    Inscrição: 27 de junho a 30 de julho de 2023
    Onde: site da Funceb: www.fundacaocultural.ba.gov.br


    Sugestão de Pauta: 
     Amanda Moreno.

    Nenhum comentário: