Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

5 de fevereiro de 2019

A Mineradora Galvani LTDA despejou milhões de litros de água, misturado a dejetos contaminados na única lagoa da comunidade.



JORNAL, ONLINE, ANGICO DOS DIAS  EDIÇÃO DE Nº 1.918, (PUBLICAÇÕES NO BLOG). CAMPO ALEGRE DE LOURDES/BA, BRASIL.  Terça - feira. 05. 02. 2019 WHATSAPP E GRUPO DO WHATSAPP: 74 99907 9863.




        Galvani LTDA, minerador que atua no Angico dos Dias, no Município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia despejou na lagoa, represa, única fonte que era de água potável, uma imensa quantidade de rejeitos contaminados, impossibilitando qualquer chance de recuperação da bacia hidrográfica, no povoado.

Esta era a única fonte de água potável que havia na comunidade do Angico dos Dias, que abastecia as oito comunidades da fazenda Angico, durante a seca, porém depois que a empresa mineradora foi construída, criminosamente, às margens da represa a água foi contaminada e hoje a população vive de água salgada de poços artesianos. 
          Mesmo sobre pressão da população e de ações a empresa mineradora Galvani LTDA fez canalização de dejetos, lama contaminada com rejeitos, oriundos da retirada de minério e lançou dentro da lagoa. Lagoa esta que era a única fonte de água potável da fazendo Angico, composta por oito comunidades, entre ela a principal que é a do Angico dos Dias.


          Como sempre à margem da lei, ( fora da lei), a mineradora fez um canal,  (canalização), de transfusão dos rejeitos contaminados que ficam acumulados nas minas, grandes valas, que chegam a ter quase um quilometro de extensão, comprimento,  e há delas que têm mais de 15 metros de profundidade, segundo informações de fontes de dentro da empresa, funcionários de primeiro escalão, pois segundo eles as falas feitas de piso de concreto em alguns lugares tem a função de escoar os rejeitos acumulados em lama, por água da chuva, ou até mesmo água que “mina”, ( água que saí do solo, devido a profundidade e se junta aos rejeitos gerando um grande lamaçal e impossibilitando a escavação das valas para a retirada de mais minérios.




          Estes dejetos são altamente contaminantes, tanto para o lençol de água subterrâneo, ( que fica debaixo da terra), como para a água e a vegetação, que se estende aos pássaros e animais domésticos e silvestres, sem falar da própria população e das propriedades agrícolas da região, pois com o tempo esta contaminação atingirá uma grande área de terras, sem precedestes de contaminação destruidora e sem nenhum projeto de impedimento, ou no mínimo recuperação.


 
          As autoridades mesmo sabendo dos fatos resistem em tomar uma providencia, ou são negligentes, ou deficientes, como até mesmo coniventes com o crime, pois foram muitas a denuncias já feitas e representações protocoladas nos órgãos competentes, porém, em mais de 12 anos nenhuma providencias mais séria foi tomada.

                                    

Nenhum comentário: