Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

20 de fevereiro de 2019

Eleição para diretor de escola Municipal pode ser um tiro no núcleo da gestão municipal e outro na qualidade do ensino.

JORNAL, ONLINE, ANGICO DOS DIAS  EDIÇÃO DE Nº 1.938, (PUBLICAÇÕES NO BLOG). CAMPO ALEGRE DE LOURDES/BA, BRASIL.  Quarta - FEIRA. 20. 02. 2019 WHATSAPP E GRUPO DO WHATSAPP: 74 99907 9863.




         A escolha de um diretor de uma  escola Municipal deve ser pela secretaria de educação, com a indicação de pessoas de confiança, que conheça a comunidade e tenha conhecimento do que é uma gestão escolar e afinidade com a secretária de educação, ou melhor, compartilha da mesma ideologia, na politica educacional que o Município pretende implantar.
                           Um exemplo de que este meio de nomeação de diretor não é recomendado no momento atual está na escola Estadual Dr. Ives Orlando, mesmo sendo uma escola Estadual; segundo informações  os candidatos lá derrotados e os que votaram contra o diretor, até hoje tem atuado para dificultar a atuação do gestor da escola, mesmo que indiretamente; usam de diversos mecanismo para colocar obstáculos e dificultar que seja realizado um processo de ensino de qualidade, sempre se opondo e colocando defeito em tudo. Há até aqueles que disfarçadamente não reconhecem o gestor eleito como diretor, desrespeitando e desafiando o mesmo, em alguns momentos até desafiando e afrontando, seja por palavras, gestos, ou ações.


          Escolher um diretos para uma escola Municipal, por meio de eleição, é no mínimo dar um tiro no escuro, ou melhor, fazer uma aventura e nesta altura do campeonato não é recomendado ariscar, pois ali estão muitos jovem que depende de um ensino de qualidade para garantir uma formação, pelo menos digna, já que de boa qualidade no momento é quase impossível.


         eleição neste sentido é um ato perigoso e incentivador da rivalidade entre professores e funcionários da escola, pois implantará a disputa politica, “partidária”, dentro do estabelecimento que só gerará, ainda mais, a rivalidade e desavença entre os funcionários, além de criar um sistema político partidário na instituição, que em nada contribuirá para a melhoria na qualidade do Ensino, ao contrario o grupo derrotado, automaticamente, assumirá um papel de oposição, onde está sempre contra a atuação de seu adversário, para impedir o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, na esperança de na próxima vencer a eleição e isto é natural no mundo político.


        Os professores da rede Municipal não estão aptos a vivenciar um sistema de seleção, na escolha de um diretor, nestes moldes, visto que o processo de eleição exigirá uma disputa eleitoral e para tal candidatos terão de disputar votos, na instituição, ou na comunidade, onde os obrigaram a viverem momentos de disputa eleitoral, com formação de grupos, que, automaticamente, gerará divisão e rivalidade ainda mais acirrada.


           A Eleição para escolher diretor de escola não é recomendada, principalmente, nas escolhas do Município de Campo Alegre de Lourdes, devido a falta de ideologia politica pedagógica, social e intelectual que têm os mestres destas instituições, para assimilarem e compreenderem o objetivo do ato para escolher um gestor, visto que, na sua grande maioria são pessoas completamente carecidos destas faculdades.


          Se já são tão desunidos, isto só contribuirá, mais ainda, para que os ânimos se acirrarem durante e depois da eleição. Alunos e professores não estão aptos para um processo seletivo deste.

                   Sem hipocrisia!

       Outro ponto complicador é que, infelizmente, se eleito um professores, adversário do gestor executivo do Município, ( prefeito), naturalmente o relacionamento com a secretária não será das melhores, pois tal diretor sempre verá a instituição como uma adversária e que se ali realizar um bom trabalho estará contribuindo para a reeleição do gestor, que afinal é seu adversário.


           Seria hipocrisia falar que todos os professores de uma escola nesta região querem que a instituição desenvolva um bom trabalho, pois é do conhecimento de todos que os professores que são adversários do governo permanece durante os quatro anos na esperança de derrotar o grupo, desta forma ele sabendo que se ali realizar um bom trabalha contribuirá para a valorização do adversário e mais uma vez ele poderá ser derrotado, afinal a oposição nesta região, sempre procura atacar o governo, na época de eleição criticando, principalmente, a educação, saúde e segurança, portanto será que se eleito um adversário do governo ele irá dedicar se para realizar um excelente trabalho na instituição, achando ele que futuramente poderá prejudicar a ele e seu grupo na batalha para eleger seu candidato?


Nenhum comentário: