Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

13 de agosto de 2023

Foi afastado o Comandante do batalhão da PM da Ilha do Governador depois da morte de um menor de 17 e uma criança de 5 anos, , por disparos de armas de fogo durante uma operação.

JORNAL, ONLINE,ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS  EDIÇÃO DE Nº 2608, (PUBLICAÇÕES NO BLOG)CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL DOMINGO,  13, 08. 2023..

    E-MAIL angicodosdias2014@gmail.com

       Whatsapp: 74 99907 9863.  

    O

     comandante tenente - coronel Fábio Cardoso, que assumiu o comando em janeiro de 2023, ag foi afastado depois da morte menina Eloá Passos, de 5 anos, e de Wendel Eduardo, de 17 anos, por disparos de armas de fogo durante duas operações, na manhã deste sábado, (12, 08, 2023).

             A secretaria da Polícia Militar, (PM), do Rio de Janeiro entendeu que ele deveria ser  afastado, desta forma o tenente-coronel Fábio Cardoso, que era comandante do batalhão, que fica localizado na Ilha do Governador, em um bairro do Rio de Janeiro, local onde ocorreu a morte da criança Eloá Passos, de 5 anos, e de Wendel Eduardo, de 17 anos, por disparos de armas de fogo, durante duas operações na manhã deste sábado (12, 08, 223).

               Segundo o site Brasil 247: “m um comunicado oficial, a instituição declarou que essa medida visa a "dar uma maior lisura e transparência à averiguação dos fatos referentes às ações ocorridas na manhã deste sábado". Eloá é a 15ª criança morta por bala perdida em 2 anos no Rio de Janeiro”.

               A polícia militar negou que tenha havido operação policial na comunidade do Dendê, e informou que iniciou um procedimento, para analisar as circunstâncias das ações. As   o fato está sendo investigadas por equipes da Polícia Civil.

               Como sempre esta é uma das versões para justificar a morte das vitimas: “Na a manhã, deste sábado, ( 12, 08, 2023), equipes do batalhão realizavam patrulhamento no bairro, quando tentaram abordar dois indivíduos em uma motocicleta. Conforme informações divulgadas pela PM, o passageiro da moto, Wendel, estava portando uma pistola e teria efetuado disparos contra os policiais, que responderam à ação com tiros”. Esta é uma das versões já conhecida pelo povo e pela imprense e até mesmo pelas autoridades.

               Já Eloá que morava na localidade conhecida como Cova da Onça, na comunidade do Dendê, estava em casa quando foi atingida por uma bala perdida. Os moradores afirmam que os tiros partiram de policiais militares. O adolescente foi baleado por volta das 7h30. Eloá, por sua vez, foi atingida uma hora depois. 

              Infelizmente tem sido constante ações deste tipo que tem mutilado vidas, principalmente na Bahia, seguida pela PM do Rio de Janeiro e de São Paulo, pois hoje são as mais citadas em mortes e supostos confrontos.

            Os roteiros alegados são sempre: “fomos informados de indivíduos armados traficando e ao chegar fomos recebidos a tiro. Reagiu. Houve troca de tiros e isto ganha apoio e legalidade ao ser apresentado armas e drogas e no final retira os corpos do local para dificultar a pericie, com a alegação de que era para socorrer.

           Não estamos generalizando, mas sim retratando a realidade dos fatos, pois sabemos que dentro destas corporações, ainda, há agentes que atuam com dignidade, lealdade e honestidade, fazendo si cumpridor da lei e da ordem.

    Nenhum comentário: