Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

4 de agosto de 2023

Urgente: A mineradora Galvani, voltou a fazer fortes explosões, de grande poder de destruição, na mina do Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, aponto de ser ouvido há mais de 8 Km distância, segundo moradores do Baixãozinho.

JORNAL, ONLINE,ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS  EDIÇÃO DE Nº 2593, (PUBLICAÇÕES NO BLOG)CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL sexTA - FEIRA,  04, 08. 2023..

    E-MAIL angicodosdias2014@gmail.com

       Whatsapp: 74 99907 9863  

    A

     mineradora, Galvani Fertilizantes da Bahia Ltda, no Angico dos Dias, no município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, voltou a fazer uso de explosivos, com grande potencialidade de destruição, para demolir grandes rochas, (pedras), dentro das minas, que ficam entre a serra e a comunidade.

            Os explosivos de alto poder de destruição e contaminação, foram usados ontem, quinta – feira, ( 03, 08, 2023), nas minas da mineradora, que fica dentro da comunidade, separada , apenas, pela lagoa, que fica entre a mineradora e a comunidade, causando terror à população.

              As explosões foram tão fortes, que moradores de comunidades há mais de 8 quilômetros de distância,  nos informaram que foram surpreendidos com as explosões, que mais parecia um trovão, como nos informou um deles, morador do Baixãozinho, que fica  à mais de 8 kms: “Pensamos que era um trovão, mas não poderia ser, pelo barulho muito forte e porque não há trovão nesta região, nesta época”.   


           Leia a baixo a segquência de mais alguns dialogo que os moradores estavam trocando, em alguns grupos do wahtsapp, sobre as explosões feitas pela mineradora, no Angico dos Dias, na tarde desta quinta - feira, 03, 08, 2023.

           O presidente da Associação de Fundo de pasto do Angico dos Dias Ednei Soares descreveu a situação com indignação, devido o poder de destruição e contaminação da biota, ( meio ambiente), da Fauna e da Flora, além da contaminação do sol, dos recursos hídricos, ( água), ainda contamina o ar, com produtos químicos, aumentando mais, ainda, o poder de contaminação e destruição da mineradorada, na comunidade e povoados vizinhos.


               Indignando Ednei Soares, sem ter a quem recorrer, já que as autoridades, competentes, que deviam agir não agem, ele escreveu em suas redes sociais:

             Eles relataram em alguns grupos de wahtSapp, principalmente: “A Empresa Galvani detona explosivos que à 3 e à 4 quilômetros foi sentido o impacto, desde do início não se tinha visto um descaso de irresponsabilidade, por parte da empresa, além de presenciar um impacto ambiental irreparável temos que ouvir piada de alguns comedores de bolo, o qual não sabe a desgraça que vai ficar nosso Angico dos Dias, muito triste, mas, infelizmente, temos que conviver com a mãe da morte chamada Galvani. Mata a terra ,destrói nossa vegetação, causa doenças, além de tudo isso divide uma comunidade”.

              Os danos são muitos e, praticamente irreparáveis, pois são muitos os impactos ambientais causados pela mineração, atividade econômica e industrial, que consiste na retirada dos minérios presentes nos depósitos que ficam no subsolo, destoem tudo que há pela frente, sem sentir, se quer remorço, ( pena).

              Mesmo havendo os que consideram um sinonimo de desenvolvimento socioeconômico essencial à sociedade, mesmo considerando que os minérios encontram-se em, praticamente, todos os bens de consumo, a atividade mineradora apresenta alto potencial de destruição e de impactos ambientais incalculáveis e irreparáveis, para as presentes e futuras gerações, como no caso da poluição dos recursos hídricos e do solo, além de causar a perda da biodiversidade tanto em relação à fauna quanto à flora."

            Lamentamos que, apesar de tudo isto, ainda, há uma grande quantidades de pessoas que apoiam e defendem estas ações criminosas da mineradora, ações estas que trará grandes impactos e destruições, ao meio ambiente e a todas as forma de vidas, nesta região, com efeito de médio e longo prazo, comprometendo as sobrevivência das presentes e futuras gerações, de forma irrecuperável.

    Nenhum comentário: