Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

13 de junho de 2025

Israel foram de controle resolve ampliar sua saga sanguinária e realizou, na madrugada desta sexta-feira (13/ 06/ 2025), um ataque aéreo contra dezenas de alvos militares e nucleares no Irã.

 ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS.

EDIÇÃO DE Nº 3051

CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL.

e-mail: angicodosdias2014@gmail.com 

quinta-feira, 12/ 06/ 2025.        

 

A

 Força Aérea de Israel realizou, na madrugada desta sexta-feira (13/ 06/ 2025), um ataque aéreo contra dezenas de alvos militares e nucleares no Irã, incluindo a usina de Natanz, centro do programa de enriquecimento de urânio do país.

          A operação, segundo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, visa deter o avanço do programa nuclear iraniano, que, segundo autoridades israelenses, está próximo de produzir ogivas nucleares.


           Nas redes sociais, moradores de Teerã relataram explosões em áreas residenciais. O Irã suspendeu voos em seu principal aeroporto e convocou uma reunião de emergência. Israel declarou estado de emergência e fechou seu espaço aéreo por precaução contra possíveis retaliações.

          “Estamos em um momento decisivo na história de Israel”, afirmou Netanyahu em pronunciamento gravado. Segundo ele, cientistas iranianos ligados ao programa também foram alvejados e os ataques devem continuar “por quantos dias forem necessários”.

          Os Estados Unidos negaram qualquer envolvimento na ação, conforme declarou o secretário de Estado Marco Rubio. O ataque ocorre em meio a tensões crescentes entre os dois países e ao anúncio iraniano de uma nova instalação de enriquecimento de urânio, censurada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

          Autoridades israelenses alegam que o Irã possui urânio suficiente para fabricar até 15 ogivas nucleares em poucos dias. A ofensiva aumenta o risco de um conflito direto no Oriente Médio.

Nenhum comentário: