Edição da Manhã.

Jornal Edição da Manhã

22 de junho de 2025

O governo de Israel fechou o espaço aéreo israelense depois dos ataques dos EUA ao Irã, 21/ 06 / 2025.

 ANGICO DOS DIAS NOTÍCIAS.

EDIÇÃO DE Nº 30593

CAMPO ALEGRE DE LOURDES/ BA, BRASIL.

e-mail: angicodosdias2014@gmail.com 

domingo, 22/ 06/ 2025.     

 

O

 Fechamento do espaço aéreo israelense ocorreu na madrugada de sábado para domingo, depois da entrada, oficial, dos EUA na guerra e bombardeio de instalações nucleares no Irã, elevando a tensão no Oriente Médio.

          O espaço aéreo israelense está fechado até novo aviso "devido aos últimos acontecimentos", anunciou a autoridade aeroportuária de Israel neste domingo (22), após os bombardeios americanos no Irã.


                                            Foto: Veja Abril.

"O espaço aéreo do Estado de Israel está fechado para entrada e saída devido aos últimos acontecimentos", afirmou a autoridade em um comunicado, acrescentando que "as travessias terrestres [com o Egito] e a Jordânia estão operando normalmente".


Foto: Agência Brasil EBC

          O anúncio ocorre no dia seguinte à entrada oficial dos Estados Unidos na guerra entre Israel e Irã. No sábado (21), o presidente Donald Trump confirmou que o Exército americano bombardeou três instalações nucleares iranianas — Fordow, Natanz e Isfahan — em ação coordenada com Israel.

          Em pronunciamento, Trump classificou os ataques como "cirúrgicos" e afirmou que "ou haverá paz ou tragédia para o Irã".

          O Irã confirmou os bombardeios e, por meio da TV estatal, declarou que cidadãos e militares americanos passaram a ser considerados alvos na região.

          Segundo analistas, a participação dos EUA representa uma escalada significativa no conflito iniciado em 13 de junho, com potencial de intensificar tensões regionais e provocar impactos globais, inclusive no preço do petróleo, diante da ameaça iraniana de bloquear o Estreito de Ormuz.

Com informações da AFP

Nenhum comentário: